Novo filme do Homem-Aranha é alvo de criminosos para golpes on-line
Objetivo é retirar o dinheiro das vítimas através da solicitação de pagamento de suposta sessão pela internet

Foto: Divulgação/Sony Pictures
O filme "Homem-Aranha: Sem Volta para Casa", lançado nessa quinta-feira (16) nos cinemas, se tornou alvo de criminosos para atrair vítimas às páginas de phishing, que tem a intenção de roubar dados dos usuários. A empresa de segurança digital Kaspersky detectou que golpistas utilizam diferentes estratégias para que os fãs despertem a curiosidade de ver o longa-metragem.
Entre as práticas realizadas pelos criminosos está a promessa de liberar o filme por streaming. Com isso, os interessados são induzidos a realizar cadastros em sites fraudulentos e informar dados de cartão de crédito para que o pagamento da sessão seja feito.
É a partir deste processo, que os golpistas retiram o dinheiro dos cartões das vítimas.
Outro método também usado é a opção de download do novo filme nos computadores das vítimas, onde instalam programas maliciosos no PC, como trojans, adwares e softwares que coletam informações e modificam os dados do dispositivo.
"As expectativas dos fãs estão nas alturas, possivelmente mais altas do que em qualquer filme. Esquecendo a segurança cibernética, as pessoas estão com pressa para descobrir os segredos do filme, e os golpistas estão usando fan arts e recortes de trailer como isca para fazerem as vítimas baixarem arquivos maliciosos e inserirem dados bancários.", explica Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky.