Novo teste inglês de covid-19 permite acompanhamento via app
As taxas de falsos positivos chegam a apenas um a cada 200 exames

Foto: Reprodução/Vatic
Um novo tipo de teste de covid-19 criado por uma empresa inglesa de biossegurança, ativado somente com a saliva e que apresenta resultados mais eficientes em 15 minutos. Além disso, destaca a Vatic, desenvolvedora da solução, o KnowNow, nome do lançamento, possibilita o compartilhamento dos dados que coleta e produz um QR Code. Seu app, baseado no diagnóstico, barra ou concede acesso de pessoas a espaços públicos.
As taxas de falsos positivos chegam a apenas um a cada 200 exames, a companhia, fundada em 2019, já levantou US$ 6,37 milhões em uma rodada de investimentos. A identificação de vírus infecciosos, como o SARS-CoV-2, explica, ocorre a partir do contato do microrganismo com a superfície do produto, que imita uma célula humana.
No Reino Unido, o KnowNow já está sendo usado, e a Vatic se dedica, atualmente, a testes clínicos nos Estados Unidos para receber autorização de comercialização no território. Alex Shepard, cofundador e CEO da entidade, atribui o declínio de avaliações do tipo, essenciais para a contenção da pandemia, ao desconforto que causam no momento da raspagem de vias aéreas, desencorajando pacientes a realizá-las.
"Precisamos aliviar a dor dos testes em massa se quisermos voltar ao normal e minimizar a interrupção de atividades causada por futuros surtos de covid-19, seja em escritórios, escolas ou locais de hospedagem", defende o executivo.
Futuro dos testes
Segundo a Vatic, sua tecnologia é focada em procurar a proteína Spike do novo coronavírus, por meio da qual o agente se infiltra no organismo e que é semelhante a uma agulha hipodérmica. Devido a essa característica, o KnowNow, é efetivo para quaisquer variantes.
A empresa afirma que trata-se apenas da primeira versão, e futuras implementações garantirão seu uso em diversas situações. Quanto ao aplicativo associado ao teste, Alex Shepard diz que é projetado para manter a privacidade do paciente, mesmo que envie informações a organizações de saúde. "É seguro", pontua, complementando que nem endereços ou dados do tipo são considerados.
"A tecnologia da Vatic é o futuro dos testes. Esta nova rodada de investimentos será a chave para garantir o lançamento bem-sucedido do KnowNow em todo o Reino Unido e internacionalmente e fazer com que as economias voltem a se movimentar com o mínimo de interrupções", comemora Julia Hawkins, sócia da LocalGlobe, uma das investidoras.