Novos casos de covid-19 em Feira de Santana caem quase pela metade em agosto
Indice aponta retração do vírus

Foto: Reprodução
Município segue com a segunda menor taxa de mortalidade entre as maiores cidades da Bahia e com 85% de pacientes recuperados
A cidade de Feira de Santana fechou o mês de agosto com 1.924 novos casos de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, frente a 3.528 ao longo do mês de julho, de acordo com dados consolidados pela Secretaria Municipal da Saúde. Isso significa uma queda de 45,46% reduzindo quase pela metade o número de novas contaminações.
Segundo os dados da Rede Covida, administrada por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Número Reprodutivo da Covid-19 (Rt) em Feira de Santana vem em queda constante e se manteve abaixo de 1 desde o dia 2 de agosto.
O Rt é o principal índice epidemiológico e aponta expansão ou retração da doença num determinado local. Se está acima de 1, indica que uma pessoa infectada pode transmitir a covid-19 para outra, ou seja, a doença está em expansão. Se está abaixo de 1, indica que o vírus está em retração.
Os dados mais atualizado apontam que o Rt em Feira de Santana é de 0.5. Para efeito de comparação, em Salvador e no estado da Bahia o índice está em 0.8, enquanto no Brasil está em 0.9. Nos últimos cinco dias, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o crescimento de casos em Feira foi de 3,25%, abaixo do que foi registrado no estado, que foi de 3,58%.
Agosto também fechou com 85,21% dos pacientes de Covid-19 em Feira de Santana recuperados. Até o momento, das 8.997 pessoas que contraíram o vírus no município, 7.666 voltaram para casa. Apesar de ter a segundo maior população das Bahia, a cidade tem apenas o quinto maior número de casos ativos, com 1.146.
O número de óbitos em decorrência da Covid-19 também fechou agosto em queda. Foram 41 vítimas da doença ao longo do último mês, frente a 83 em julho. Uma redução de mais da metade.
Feira de Santana permanece com a segunda menor taxa de mortalidade entre as 10 maiores cidades da Bahia. O índice no município, segundo dados da própria Sesab, é de 30,58 a cada 100 mil habitantes. Os índices mais elevados são de Ilhéus (122,59), e Itabuna (90,05).
A capital aparece em terceiro, com 84,39. A taxa de mortalidade em Feira está abaixo do registrado na Bahia, que é de 36,28 a cada 100 mil habitantes, e do Brasil, que é de 57,84.


