Número de atendimentos nos gripários de Salvador quase triplica em três meses

Aumento foi de 167%

[Número de atendimentos nos gripários de Salvador quase triplica em três meses]

FOTO: Reprodução/TV Bahia

De acordo com o coordenador do Serviço de Atendimento  Móvel de Urgência (Samu), Ivan Paiva, o número de atendimentos em gripários, anexos que foram instalados ao lado de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Salvador para dar suporte ao atendimento dos pacientes com síndromes gripais, quase triplicaram nos últimos três meses.  Paiva afirma que a média de atendimentos diários em todos os gripários era de 300, no entanto, de dezembro de 2020 até o dia 15 de fevereiro, o número passou para 800. Ou seja, houve aumento de 167%.

"Essa movimentação mais que dobrou de dezembro para cá. Tínhamos uma média de 300 atendimentos em todos os gripários por dia. Já chegamos, no dia 15, a ter mais de 800 atendimentos por dia", explicou.

O crescimento desses números tem preocupado os profissionais de saúde. Ainda segundo Ivan, o processo de implantação de um novo gripário precisou ser acelerado na capital baiana. "Isso tem nos preocupado e fez com que nós acelerássemos o processo de implantação de mais um gripário, que está sendo entregue essa semana no bairro de Parque São Cristóvão, para que possa diluir esse número de atendimentos".

Já para pacientes que apresentam sintomas leves de Covid-19, o coordenador recomenda que procure uma rede de atenção primária para não lotar as unidades que atendem a casos mais complexos. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Roberta Close muda o visual no Brasil antes de embarcar para Suíça! ]

Primeira transexual a posar nua para a "Playboy", Roberta Close vive há mais de 30 anos em Zurique, na Suíça, com o marido, o empresário Roland Granacher.

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!