Número de candidatos barrados pela Ficha Limpa aumenta 13% em 2020
Mais de 2 mil candidaturas já foram cassadas

Foto: Reprodução
O número de candidatos barrados pela Lei da Ficha Limpa nas eleições deste ano aumentou 13,4% em comparação ao pleito municipal de 2016, que foi de 10,7%. As informações estão no Repositório de Dados Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foram analisadas pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles.
Até a última terça-feira (10), 2,4 mil candidaturas tinham sido cassadas por conta da lei. Do outro lado, 1.291 dela ainda são consideradas aptas pela Justiça.
A Lei da Ficha Limpa, apesar de ser a segunda maior razão de cassação de candidaturas, é apenas uma delas, pois, segundo a Constituição Federal, também são inelegíveis os analfabetos, os estrangeiros e os militares da ativa, por exemplo.
Outros motivos que resultam em inelegibilidade os crimes eleitorais com pena privativa de liberdade; de abuso de autoridade, nos casos em que houver condenação à perda do cargo ou à inabilitação para o exercício de função pública; os já condenado por irregularidade nas prestações de contas; por improbidade administrativa e abuso do poder econômico ou político; por captação ilícita de votos e corrupção eleitoral.


