Número de positivos em testes de Covid-19 apresenta recuo em farmácias

A diminuição dos diagnósticos é a primeira desde novembro

Por Da Redação
Às

Número de positivos em testes de Covid-19 apresenta recuo em farmácias

Foto: Myke Sena/MS

A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) registrou, na última semana de janeiro, a primeira queda no número de testes positivos para Covid-19 nas farmácias brasileiras.  A queda é a primeira registrada desde o fim de novembro.

Entre 24 e 30 de janeiro, o volume de testagens chegou a 636.746 ante 740.707 da semana anterior. O levantamento aponta que, do total de atendimentos, 269.245 (42,28%) pacientes tiveram resultado positivo. Já entre os dias 17 e 23, foram confirmados 319.574 diagnósticos (43,19%).

A pesquisa leva em consideração os exames realizados em 4.722 estabelecimentos em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. "Essa redução pode representar um sinal de esperança, mas ainda estamos distantes do controle efetivo da pandemia. Afinal, seguimos acima do índice de 40% de positivados", ressalta Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.

A última queda registrada nos casos positivos, entre 22 e 28 de novembro, tinha o contingente de infectados em 8.169, equivalente a 9,38% do total de testes. "Os casos cresceram quase sete vezes em janeiro na comparação com dezembro, que por sua vez viu o número de positivados triplicar em relação a novembro", completou o CEO.

Desde abril de 2020, as farmácias brasileiras realizaram 15.256.611 testagens, tendo 3.437.002 diagnósticos positivos de Covid-19 (22,53%) e 11.819.609 resultados negativos (77,47%).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário