Nuvem laranja com formato de "explosão surpreende moradores em cidade baiana
Professor de química da UFBA explicou situação inusitada

Foto: Vanessa Horita
Os moradores de Barreiras, no oeste da Bahia, se depararam com um céu encantador no pôr-do-sol desta terça-feira (7). Uma nuvem laranja se formou sob o céu nublado e fez referência à imagem de uma explosão.
Moradores da cidade disseram que havia queimaduras na Serra da Bandeira no momento que a nuvem se formou. De acordo com a metereologista Cláudia Valéria, esse tipo de formação é comum depois de incêndios ou queimadas, diante da quantidade de fumaça e fuligem na atmosfera.
O professor de Química da Universidade Federa da Bahia (UFBA), Maurício Victor, disse ao portal G1, que, além da saída da fuligem, as queimadas deixam o ar mais quente.
O formato da nuvem em Barreiras está associada ao seguinte fator: o ar quente que é mais leve, subiu na atmosfera como uma forma de chaminé até atingir um limite técnico. O limite de temperatura funcionou como um telhado e o ar se espalhou pela horizontal.
A cor laranja está relacionada ao material particulado, ou seja, partículas suspensas no ar que, nesta ocasião, são a fuligem e a fumaça.
No nascer e no pôr-do-sol, os raios solares formados por todas as cores do arco-íris atravessaram mais a atmosfera e os materiais particulados. No geral, a cor azul é espalhada com maior facilidade.
Nas imagens feitas em Barreiras, o acúmulo de material particulado nessa área fez com que a nuvem ficasse laranja, com a tonalidade se espalhando mais facilmente. Ou seja, mesmo que a imagem tenha chamado atenção dos moradores pela beleza, o efeito é por causa da poluição.