O que fazer para manter o cérebro saudável? Confira dicas

Atividades que estimulam o órgão são essenciais para que ele envelheça de forma saudável

[O que fazer para manter o cérebro saudável? Confira dicas]

FOTO: Freepik

Um dos órgãos mais importantes do corpo humano é o cérebro. Ele é responsável por funções como movimento, equilíbrio, pensamento e diversos outros. Por isso, é importante adotar práticas para que ele envelheça da forma mais saudável. 

Os professores e neurociências Jason Shepherd, da Universidade de Utah, e Talia Lerner, da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, em entrevista para a revista Insider, deram cinco dicas de como manter o cérebro saudável.

1 - Dormir bem

De acordo com Jason e Talia, é durante o sono que o cérebro processa as informações, consolida a memória e elimina toxinas e proteínas que se acumulam no cérebro.

2 - Exercitar o coração

Com a prática de exercícios como correr e escalar, o fluxo sanguíneo é estimulado e o  órgão recebe uma quantidade adequada de sangue.

3 - Fazer amizades

Estar em contato com pessoas próximas, tais como amigos e família diminui o risco de doenças que se agravam com a solidão, como é o caso da depressão.

4 - Comer bem

Uma alimentação rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras faz bem ao órgão. Isso porque, alimentos processados podem contribuir para o aparecimento de uma série de doenças.

5 - Praticar novas atividades
Atividades como ler, viajar, resolver quebra-cabeças são práticas que estimulam o cérebro e o pensamento.
 


Comentários