"O vírus mutado, ele nos dá três vezes mais a contaminação", diz ministro da Saúde

Na ultima quarta-feira (24), o Brasil chegou à marca de 250 mil mortos pela covid-19

[

FOTO: Agência Brasil

O ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, falou nesta quinta-feira (25) sobre a "nova etapa da pandemia" que o Brasil vive, ao dizer que "o vírus mutado, oferece três vezes mais a contaminação."

Na ultima quarta-feira (24), o Brasil chegou à marca de 250 mil mortos pela covid-19. "Estamos enfrentando uma nova etapa da pandemia. Hoje, o vírus mutado, ele nos dá três vezes mais a contaminação, e a velocidade com que isso acontece em pontos focais pode surpreender o gestor em termos de estrutura de apoio. Essa é a realidade que vivemos hoje no Brasil", afirmou o ministro durante entrevista coletiva em Brasília.

A nova variante, chamada de P1, se tornou predominante em Manaus. "Voltamos a ficar alertas, isso tem se confirmado, novas cepas no Brasil, nova linhagem em Manaus, a P1, extremamente agressiva em termos de contaminação, três vezes mais rápido. Esse vírus já faz parte do cotidiano, está em outros estados brasileiros. Como ela se desenvolve em cada lugar depende de outros fatores, climáticos, sociais, de saneamento, cultura", acrescentou o ministro.

A média móvel de óbitos bateu um novo recorde no país, ao registrar 1.129 pessoas mortes em média nos últimos sete dias, o maior número desde o início da pandemia no país, em março. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!