Obesidade infantil aumenta o risco de demência, diz estudo

Resultados foram publicados na revista Journal of Science and Medicine in Sport

Por Da Redação
Ás

Obesidade infantil aumenta o risco de demência, diz estudo

Foto: Agência Brasil

Um estudo inédito feito por pesquisadores da Universidade Monash de Melbourne, na Austrália, aponta que a obesidade infantil afeta negativamente a capacidade cognitiva na meia-idade, o que aumenta o risco de demência. Para realizar o levantamento, publicado na revista Journal of Science and Medicine in Sport, os especialistas acompanharam 1.200 crianças por 30 anos. 

Esse é o primeiro trabalho a avaliar a associação entre o peso e a forma física na infância e a capacidade intelectual na idade adulta e traz uma descoberta preocupante, visto que o número de crianças obesas está em ascensão, assim como os casos de demência.

O estudo teve início em 1985, quando os participantes tinham entre sete e 15 anos. Os resultados mostraram que aqueles com os mais altos níveis de aptidão cardiorrespiratória, desempenho muscular e menor relação cintura-quadril em 1985, quando eram crianças, apresentavam maior função cognitiva quando atingiam a meia-idade. Os pesquisadores apontam que estar em forma quando criança melhora a saúde cardiovascular, mantendo os vasos sanguíneos que alimentam o cérebro em boas condições. A obesidade na infância, por outro lado, aumentaria o risco de desenvolver demência. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário