Vídeo: Obra de edifício de luxo envolvido em escândalo com Geddel é retomada na Ladeira da Barra
Antigo La Vue, hoje AION, volta a ser construído em Salvador após novo alvará expedido pela prefeitura

Foto: Farol da Bahia
As obras do famoso prédio de alto luxo na Ladeira da Barra, em Salvador, que esteve envolvido em polêmica envolvendo o ex-ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, e o ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, em 2016, foram retomadas.
O Farol da Bahia esteve no local e constatou que as obras estão ocorrendo. O novo alvará de construção foi expedido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) em 09/01/2024 e é válido até 09/01/2028. Confira:

Foto: Farol da Bahia
Anteriormente identificado como La Vue, o empreendimento atualmente se chama AION e segue com os mesmos responsáveis de quando foi embargado, em 2016: Porto Ladeira da Barra Empreendimento SPE Ltda e Cosbat Construção e Engenharia Ltda. No entanto, houve uma adição: a BlueBay Realty, recém-chegada a Salvador.
O empreendimento foi embargado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) após uma ação civil pública ajuizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-BA) contra as empresas responsáveis pela obra.
Na decisão, o Iphan entendeu que os responsáveis pela obra descumpriram a autorização do órgão ao tentar construir um edifício com 97,88 metros de altura e 31 andares. Segundo o instituto, foi autorizada a construção de, no máximo, 13 andares.
Como justificativa para a decisão, o Iphan apontou o impacto que o prédio causaria nos bens tombados da vizinhança, como o forte e farol de Santo Antônio, o forte de Santa Maria e a Igreja de Santo Antônio. Um dos problemas seria a formação de sombra nos pontos.
Anteriormente, o prédio contaria com apartamentos de 255 metros quadrados cada, avaliados em R$ 2,6 milhões. Agora, segundo informações da construtora, o AION conta com opções de studio, quarto e sala e 2 quartos, além dos 13 andares exigidos pelo Iphan.
A polêmica
O La Vue é apontado como o pivô de denúncias contra Geddel e o principal motivo para a saída de Calero do Ministério da Cultura. Em 2016, o ex-ministro revelou que sofreu pressão do ex-secretário, logo após assumir a Pasta, para que a construção do imóvel fosse autorizada pelo Iphan.
Na época, Geddel admitiu ser proprietário de um dos apartamentos do La Vue e confirmou que procurou Calero para tratar do embargo da obra. No entanto, o ex-secretário negou ter pressionado o ex-ministro.
O baiano deixou a Secretaria de Governo dias após a denúncia repercutir nacionalmente. Em carta ao então presidente, Michel Temer, Geddel apontou como motivo da sua saída as críticas que recebeu no período.
Veja também no vídeo abaixo:


