Obra em homenagem à Cira do Acarajé é inaugurada no bairro de Itapuã, em Salvador
A homenagem ocorre 5 anos após a morte da baiana.

Foto: Obra em homenagem a Cira do Acarajé. Créditos: Carla Lucena | ASCOM FGM.
Uma imagem da baiana de acarajé Jaciara de Jesus, conhecida como Cira do Acarajé, foi inaugurada na quinta-feira (4) em Salvador (BA). A efígie foi criada pela artista Conceição Dias e está localizada na Praça Oxum do Abaeté, no bairro de Itapuã, próximo a um ponto comercial que leva o nome da homenageada.
A homenagem ocorre no dia em que se completa 5 anos da morte da baiana e na data em que é celebrada Iansã, orixá para qual é ofertado o acarajé.
A efígie foi criada pela artista Conceição Dias e está localizada na Praça Oxum do Abaeté, no bairro de Itapuã, próximo a um ponto comercial que leva o nome da homenageada.
De acordo com informações divulgadas pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), a obra é uma forma de celebrar o legado de Cira reconhecendo a sua força, ancestralidade e contribuição para a cultura da cidade.
Participaram do evento o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, o diretor de Equipamentos Culturais da FGM, Vagner Rocha, familiares e amigos de Cira.
Além disso, ocorreu apresentações das Ganhadeiras de Itapuã e o Malezinho, bem como do projeto infantojuvenil do bloco Malê Debalê.


