Oeste baiano vai ganhar o primeiro polo de irrigação do Nordeste
Ministério do Desenvolvimento Regional buscará recursos e parceiros para as obras

Foto: Agência Brasil
A região oeste da Bahia vai ganhar o primeiro polo de irrigação do Nordeste. A implantação no estado, assim como no Rio Grande do Sul e Goiás, faz parte da política nacional de irrigação do governo federal. Um evento para discutir a iniciativa foi promovido em Barreiras na Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
A região foi escolhida para a implantação do polo pelo MDR devido ao seu potencial agrícola, já que é destaque nacional na produção de grãos e fibra. O oeste baiano tem atualmente apenas 8% de sua área plantada irrigada, o equivalente a 192 mil hectares.
A intenção é ampliar esse porcentual e favorecer a eficiência do uso da água, garantindo segurança hídrica aos usuários do recurso natural. A chegada do polo de irrigação do oeste vai beneficiar a população de 17 municípios da região, tanto direta como indiretamente, a exemplo da melhoria de estradas e pontes, energia e internet.
Um grupo gestor, composto por representantes de órgãos ambientais e de entidades de classe, foi formado e definidas as prioridades da região. Baseada em quatro eixos (infraestrutura, legislação, assistência técnica e pesquisa), a carteira de projetos será construída em conjunto com o MDR, que ficará responsável por buscar parceiros e recursos para as obras.