OIT: mudanças climáticas podem provocar perda de 80 milhões de empregos até 2030
Relatório aponta que os setores mais afetados serão o da agricultura e construção

Foto: Divulgação
As mudanças climáticas e o aumento da temperatura podem provocar a perda de 80 milhões de emprego até 2030, segundo alerta divulgado na última quinta (1) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Em relatório, intitulado de "Trabalhar em um planeta mais quente: O impacto do estresse térmico na produtividade laboral e no trabalho decente", a OIT informou que 2,2% das horas trabalhadas em todo o mundo poderão ser reduzidas por causa da alta na temperatura, conforme projeções de um aquecimento mundial de 1,5ºC até o final do século.
Os setores que mais sofrerão os impactos globais são o da agricultura, que atualmente emprega 940 milhões de pessoas; e o da construção, cuja produtividade teria redução de 19%.
Em relação à região, os mais afetados serão o Sul da Ásia e na África Ocidental, onde cerca de 5% das horas trabalhadas poderão ser perdidas até 2030.
Para evitar o risco de estresse térmico, a OIT estimula a "criação de infraestruturas adequadas e de melhores sistemas de alerta precoce durante as ondas de calor".