Oito em cada dez brasileiros pechincham antes de comprar, diz pesquisa
Levantamento da CNI ainda aponta que 71% dos brasileiros têm hábito de esperar por promoções

Foto: Reprodução
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada na manhã desta terça-feira (14) mostra que oito em cada dez brasileiros têm o hábito de pechinchar antes de realizar a compra de um bem de alto valor.
Segundo o levantamento, 81% dos entrevistados têm o hábito de barganhar antes de realizar a compra. Em 2013, quando uma pesquisa similar foi realizada, eram 78%. A pesquisa também mostrou que 71% do brasileiros esperam por promoções e saldões para adquirir bens mais caros.
Entre os brasileiros com renda familiar de até um salário mínimo, 78% costumam pesquisar mais informações sobre garantia e serviços de pós-venda. O percentual diminui à medida que a renda familiar cresce – 69% dos brasileiros de famílias que recebem mais de cinco salários mínimos têm o hábito de pesquisar por esses aspectos antes da compra do item de maior valor.
"A perda de poder de compra durante a crise recente pode ter influenciado os brasileiros a esperar para adquirir bens de maior valor a preços menores durante promoções e saldões, dado que se verifica que esse comportamento é mais comum entre brasileiros com rendas familiares menores", avalia a CNI.
Entre o fatores mais importantes na hora de escolher os itens com valores mais 'salgados', os entrevistados apontaram preço baixo (49%), qualidade (47%) e marca (34%).
A pesquisa da CNI foi realizada entre os dias 19 e 22 de setembro de 2019 e 2 mil pessoas foram entrevistadas em 126 municípios do país.