Olimpíadas: Japão nega priorizar atletas na vacinação contra a Covid-19

Hipótese mencionada em reportagem causou onda de críticas no país

[Olimpíadas: Japão nega priorizar atletas na vacinação contra a Covid-19]

FOTO: Reuters

O Japão informou nesta quinta-feira (8), que não pretende priorizar os atletas olímpicos na fila de vacinação contra Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A afirmação desmente uma reportagem que provocou furor nas redes sociais, já que as imunizações do país estão atrás das de outras grandes economias. 

Segundo uma reportagem da agência de notícias Kyodo que cita autoridades governamentais, o Japão começou a estudar a possibilidade de garantir a vacinação de todos  atletas olímpicos e paralímpicos até o final de junho. Atualmente, apenas um milhão de pessoas foram vacinadas no país com a primeira dose da vacina da Pfizer. No total, o Japão tem uma população de 126 milhões de habitantes. Além disso, os idosos mais vulneráveis só começam a ser imunizados na semana que vem. Antes da Olimpíada, que deve começar em julho, o país vem registrando alta nos casos de infecção por Covid-19. Tóquio registrou 545 casos novos nesta quinta (8), e a governadora disse que pedirá ao governo central que imponha medidas de emergência na região.

Embora o governo diga que realizará a Olimpíada tal como planejada a partir de 23 de julho, a vasta maioria dos japoneses quer que os Jogos sejam cancelados ou adiados novamente. Após o secretário-chefe de gabinete, Katsunobu Kato, negar a reportagem e dizer que o governo não está cogitando priorizar os atletas, houve revolta nas redes sociais. 

"Isto é realmente esquisito. Dado que não temos ideia se ao menos todos os idosos terão recebido suas vacinas até meados de junho, vocês as darão aos atletas?", questionou um usuário identificado como "Aoiumi2" no Twitter. Outros destacaram que o plano original do Japão prioriza os profissionais da saúde, os idosos e os portadores de problemas crônicos, e os cidadãos comuns dificilmente serão vacinados antes do verão.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!