Olodum comandará a Lavagem de Madeleine, em Paris
Evento reúne milhares em celebração inspirada na Lavagem do Bonfim e terá cortejo no dia 14 de setembro

Foto: Divulgação
O bloco afro-baiano Olodum vai comandar a 24ª edição da Lavagem de Madeleine, entre os dias 9 e 14 de setembro, em Paris. O evento faz parte da programação do Ano do Brasil na França e é considerado a maior festa afro-brasileira da Europa.
A cerimônia é inspirada na Lavagem do Bonfim de Salvador e réune brasileiros e franceses. O cortejo será realizado da Praça da República até a Igreja de Madeleine, onde são lavadas as escadarias, no dia 14 de setembro, a partir das 10h.
O cortejo será conduzido pelo babalorixá Pai Pote, do terreiro Ilê Axé Ojú Onirê de Santo Amaro da Purificação. O som do Olodum comanda a cerimônia, ao lado do cantor Jau, do guitarrista Armandinho Macedo e do multiartista Robertinho Chaves, idealizador do evento.
A primeira edição da festa ocorreu em 2002. Já participaram de edições anteriores artistas baianos como Caetano Veloso, Margareth Menezes e Daniela Mercury.
A programação acontece ao longo da semana com diversas atividades paralelas. No dia 10, a Universidade Nouvelle Sorbonne recebe debates sobre cultura afro-transatlântica. No dia 11, acontece o lançamento do livro O Menino que Sonhava com Pão de Queijo, de Antônio Cançado de Araújo, na Librairie Française et Brésilienne.
Já no dia 12, o Belushi’s Bar promove uma noite tropical com gastronomia brasileira, exibição dos filmes La vie de Pelé e Madalena à Paris, desfile da marca Meninos Rei e apresentações de Juliann Tavares e Armandinho. A agenda do dia 13 é marcada por workshops de lambada e samba-reggae.
A expectativa da organização é que, neste ano, o número de participantes supere os mais de 60 mil de 2024.