Olodum volta a se apresentar durante a Lavagem do Bonfim
Bloco afro vai desfilar com cortejo de percussionistas, dançarinos e alegorias

Foto: Reprodução/ Instagram
O bloco Olodum retornará a Lavagem do Bonfim neste ano após 25 anos de ausência. A participação na festa popular acontecerá nesta quinta-feira (15), a partir das 9h, em frente ao Mercado Modelo, com saída até o Largo da Calçada, em Salvador. A última apresentação do Olodum na celebração aconteceu em 2001. O retorno será marcado por um cortejo com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias. A apresentação é aberta ao público.
A apresentação do Olodum na Lavagem do Bonfim têm o apoio do Programa Ouro Negro que é um edital do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi). O programa é uma política pública voltada ao apoio a manifestações da cultura afro-brasileira.
A iniciativa prevê a concessão de recursos financeiros a blocos afro, afoxés, grupos de samba, reggae e blocos com temática indígena. Os recursos são destinados à realização de desfiles e à participação em festas populares. O programa pertence ao Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à intolerância Religiosa do Estado da Bahia.
Este ano o edital ofertou um investimento de R$ 17 milhões destinados ao apoio de entidades culturais de matrizes africanas. A iniciativa contemplou 138 projetos, fortalecendo grupos e manifestações que integram a identidade cultural e histórica do estado.


