Ômicron: pesquisadores na Noruega descobrem nove sintomas que estão afetando vacinados
Tosse, pingo no nariz, fadiga e dor de garganta estão entre os mais comuns

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil
Após analisar cerca de 100 convidados de uma festa onde houve um surto da variante Ômicron da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, pesquisadores na Noruega descobriram nove sintomas comuns em quem já tinha sido vacinado. São eles: tosse, pingo no nariz, fadiga, dor de garganta, dor de cabeça, dores musculares, febre, náuseas e espirros.
A pesquisa descobriu, ainda, que tosse, pingo no nariz e fadiga estavam entre os sintomas mais comuns nos indivíduos vacinados, enquanto espirros e febre eram os menos comuns. Os especialistas também sugerem que existem dois sintomas distintos que podem ser um sinal de que um teste positivo está chegando: fadiga e tonturas/sensação de desmaio. Mais do que simplesmente se sentir cansado, a fadiga pode se traduzir em dor corporal, causando músculos doloridos ou fracos, dores de cabeça e até visão turva e perda de apetite.
De acordo com os pesquisadores, 66 pessoas estavam infectadas e 15 tinham casos possíveis do novo coronavírus. Dos 111 participantes, 89% receberam duas doses de uma vacina de mRNA e nenhum recebeu uma dose de reforço.