OMM recomenda que países invistam em energia renovável

O objetivo é limitar aquecimento global

Por Da Redação
Às

OMM recomenda que países invistam em energia renovável

Foto: Miguel Ângelo/CNI

Um novo relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM) alerta sobre risco de mudanças do clima para a segurança energética e recomenda que os países tripliquem investimento em energia renovável.

Segundo o levantamento, o mundo deve dobrar a oferta de eletricidade gerada de fontes de energia limpa nos próximos oito anos para limitar o aumento da temperatura global. Além disso, os investimentos nesse sentido precisam triplicar para colocar o mundo no caminho de emissão líquida zero até 2050.

Caso as medidas não sejam tomadas, corre o risco das mudanças climáticas - o clima mais extremo e o estresse hídrico - prejudiquem a segurança energética e até o fornecimento de energia renovável em nível global.
Infraestrutura energética

A OMM coordenou a análise que defende a relevância do acesso a informações e serviços confiáveis sobre tempo, água e clima para reforçar a resiliência da infraestrutura energética e atender a demanda que cresce 30% na última década.

Para o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, o setor energético gera cerca de três quartos das emissões globais de gases de efeito estufa. A transição para formas limpas, como solar, eólica e hidrelétrica e melhorar a eficiência energética é essencial para prosperar no século 21.

O chefe da agência lembra que alcançar a neutralidade de carbono líquido até 2050 é um objetivo que só pode ser alcançado se for duplicado o fornecimento de eletricidade de baixa emissão nos próximos oito anos.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário