OMS afirma que vacina contra coronavírus deve demorar mais de 18 meses

Entidade reforçou a necessidade de isolamento social

[OMS afirma que vacina contra coronavírus deve demorar mais de 18 meses]

FOTO: Reuters/Denis Balibouse/ Direitos Reservados

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (27), que o desenvolvimento da vacina para combater o coronavírus deve durar mais de um ano e meio.

"A vacina ainda está há pelo menos 18 meses. Enquanto isso, reconhecemos que há uma necessidade urgente de terapêutica para tratar pacientes e salvar vidas", destacou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Tedros informou também que um grupo de pacientes participarão de uma pesquisa chamada "Estudo de Solidariedade", "que comparará a segurança e a eficácia de quatro medicamentos diferentes ou combinações de medicamentos contra a Covid-19", pontuou.

"Nós só estamos apenas começando a luta contra o coronavírus. Precisamos manter a calma, permanecer unidos e trabalhar juntos", acrescentou.

A diretora-técnica da OMS, Maria van Kerkhove, disse que e "mais de uma dúzia de países" estuda o desenvolvimento da vacina e qual medicamento é mais eficiente no tratamento de infectados por Covid-19. "Esse vírus pode ser controlado, mas precisa de medidas agressivas", disse.

Ainda nesta sexta, a OMS voltou a reforçar a necessidade de isolamento social e de medidas de distanciamento para evitar a transmissão do vírus de pessoa a pessoa, além da quarentena de 14 dias não somente nos infectados, mas em todas as pessoas que também entraram em contato com os infectados.

Leia também:

>> Levantamento aponta que registros de coronavirus no Brasil são subestimados

>> Mais de 500 mil pessoas já foram infectadas pelo coronavirus no mundo


Comentários