OMS cria comitê para avaliar a própria gestão durante a pandemia
Informação foi divulgada pelo diretor geral da OMS, Tedros Adhanom

Foto: Divulgação | Reuters
O diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, anunciou na quinta-feira (9), que a organização irá criar um comitê independente para avaliar a própria gestão durante a pandemia. Segundo Adhanom, a medida irá avaliar como a OMS tem respondido aos governos, como as informações sobre a doença são compartilhadas, como os sistemas de saúde têm reagido à doença entre outros.
“Precisamos avaliar nossos sistemas nacionais de vigilância, a maneira como compartilhamos informações, como as governamos e ver se nosso sistema geral de saúde é adequado”, e completou dizendo “estamos prontos para aprender com isso”?, questionou Tedros Adhanom.
Tedros também anunciou quem irá presidir o comitê, que será a ex-primeira-ministra da Nova Zelândia, Helen Clark, e a ex-presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf.
“Não consigo imaginar duas personalidades mais independentes para fazer essa avaliação honesta e nos ajudar a entender o que aconteceu e o que devemos fazer para evitar essas tragédias no futuro”, afirmou.
O resultado do relatório sobre a atuação da OMS será apresentado à Assembleia Geral da OMS em novembro.