• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • ONS afirma que contas de luz devem ficar sem cobranças extras até o fim do ano

ONS afirma que contas de luz devem ficar sem cobranças extras até o fim do ano

Segundo diretor-geral, o ano de 2023 tende a ser mais tranquilo para o setor elétrico, se mantidas as expectativas de armazenamento de água

Por Da Redação
Às

ONS afirma que contas de luz devem ficar sem cobranças extras até o fim do ano

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Nesta segunda-feira (11), o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, afirmou que as expectativas ao longo do ano apontam para bandeira tarifária verde nas contas de energia, ou seja, sem cobranças a mais para o consumidor.

A bandeira tarifária variava entre as cores verde, amarela e vermelha (patamares 1 e 2). No entanto, desde setembro do ano passado, está em vigor a bandeira "escassez hídrica", a mais cara do sistema (acima da vermelha, patamar 2). A definição sobre a aplicação da bandeira tarifária na conta de luz cabe à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A partir de sábado (16), entrará em vigor a bandeira tarifária verde. Na semana passada, o governo antecipou o fim da bandeira “escassez hídrica”, que adicionou R$14,20 a mais para cada 100 quilowatts/hora consumidos. Em fevereiro, a Aneel já havia confirmado bandeira verde para consumidores de baixa renda.

Segundo Ciocchi, os reservatórios de usinas hidrelétricas estão concluindo o período chuvoso com níveis altos de armazenamento, por isso, não será mais necessária a cobrança extra nas contas de luz.

 Ele ainda afirmou que, se mantidas as expectativas de armazenamento de água e considerando o incremento na geração e na transmissão de energia esperado para 2022 e 2023, o ano que vem tende a ser mais tranquilo para o setor elétrico.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário