• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • ONS possuí reservatórios com apenas 9% da capacidade para geração de energia elétrica

ONS possuí reservatórios com apenas 9% da capacidade para geração de energia elétrica

Ao todo, 19 bacias estão com capacidade de produção abaixo dos 50%

Por Da Redação
Às

ONS possuí reservatórios com apenas 9% da capacidade para geração de energia elétrica

Foto: Reprodução/Oficina da Net

Diante da pressão causada pela falta de chuvas, o sistema elétrico do Brasil tem sofrido com reservatórios cada vez mais vazios. O que leva a capacidade de geração fica menor, e a conta de luz, mais cara. De acordo com os dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), atualmente, existem bacias que estão operando com apenas 9% da capacidade total de produção de energia elétrica. 

As hidrelétricas de Marimbondo (localizada na divisa entre São Paulo e Minas Gerais) e de Itumbiara (divisa de Goiás com MG) apresentam os níveis mais críticos, com 9,98% e 9,45% da capacidade total, respectivamente. Ambas pertencem ao Subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o mais castigado pela crise. Todo o conjunto de bacias está com apenas 29,21% da capacidade máxima. O problema, no entanto, não está centralizado apenas nesse sistema.

No total, 19 bacias estão com capacidade abaixo dos 50%. Além disso, vale ressaltar que o período chuvoso se encerrou entre os meses de abril e maio. Foi diante deste cenário, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) revisou, nesta terça-feira (29), o valor da bandeira vermelha patamar dois para R$ 9,49 a mais a cada 100 quilowatts/hora (kWh), o que representa uma alta de 52%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário