/

Home

/

Notícias

/

Mundo

/

ONU afirma que “não há comida suficiente” em Gaza

Notícias
Mundo

ONU afirma que “não há comida suficiente” em Gaza

Abrigos operam quatro vezes acima da capacidade

Por Da Redação
ONU afirma que “não há comida suficiente” em Gaza
Foto: Pnud/Abed Zagout

A Agência da ONU de Assistência aos Refugiados Palestinos (Unrwa), informou nesta segunda-feira (29) que “simplesmente não há comida suficiente” em Gaza, com pessoas fazendo fila no frio e chuva para obter alimentos. A entidade ressaltou ainda, que seus abrigos estão com quatro vezes mais pessoas que a capacidade. 

O Escritório de Coordenação de Ajuda da ONU (Ocha), nas suas últimas atualizações, relatou intensos combates em Khan Younis, região próxima a dois hospitais. 

O primeiro é Nasser, onde segundo a organização Médicos Sem Fronteiras, muitos pacientes feridos “não têm opções de tratamento em meio aos intensos combates” e o segundo é o Al Amal, onde a Sociedade do Crescente Vermelho Palestino relatou bombardeios contínuos nas imediações.

Segundo o  Ocha, há também relatos de palestinos fugindo para o sul, para Rafah “que já está superlotada, apesar da falta de passagem segura”. 

Atualmente, mais de 2 milhões de pessoas em Gaza dependem da Unrwa para a sua sobrevivência, mas a operação humanitária “está em colapso”, alertou Lazzarini.

O subsecretário-geral para os Assuntos Humanitários da ONU, Martin Griffiths, disse que “o povo de Gaza tem suportado horrores e privações impensáveis ​​há meses” e que as necessidades nunca foram tão altas. Para ele, a capacidade da organização de prestar ajuda também nunca esteve sob tamanha ameaça.

Hoje, cerca de 3 mil deles continuam trabalhando em uma zona de guerra, encarregados de gerir abrigos para mais de 1 milhão de pessoas, fornecendo alimentos e cuidados de saúde a civis em extrema necessidade desde o início do conflito. 

Até o momento, mais de 26.420 pessoas foram mortas em Gaza desde 7 de outubro, conforme dados do Ministério da Saúde de Gaza. Cerca de 1.269 soldados israelenses também perderam a vida em confrontos, segundo os militares israelenses.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102