ONU alerta que guerra na Ucrânia elevou níveis de crise alimentar global
Segundo a entidade, se não for controlada, o problema vai durar anos

Foto: ONU/ Mark Garten/Divulgação
A Organização das Nações Unidas (ONU) alertaram nesta quinta-feira (19) que a guerra na Ucrânia pode provocar o agravamento de uma crise alimentar que durará anos se não for controlada. De acordo com o secretário-geral, António Guterres, a escassez de grãos e fertilizantes, somada ao aquecimento global, interrompeu cadeias de distribuição.
Guterres disse que está em contato com a Rússia, Ucrânia, Turquia, Estados Unidos e União Europeia, em um esforço para retomar as exportações de grãos ucranianos.
“Estou esperançoso, mas ainda há um caminho a percorrer”, afirmou Guterres, que visitou Moscou e Kiev no final do mês passado. “As complexas implicações de segurança, econômicas e financeiras exigem boa vontade de todos os lados”.
Em uma reunião sobre segurança alimentar em Nova York, Guterres apelou para que a Rússia permitisse a "exportação segura de grãos armazenados nos portos ucranianos” e que alimentos e fertilizantes russos "tenham acesso total e irrestrito aos mercados mundiais".
Por causa da invasão na Ucrânia, os preços de grãos, óleos de cozinha, combustível e fertilizantes saltaram. “Ameaça levar dezenas de milhões de pessoas à insegurança alimentar, seguida de desnutrição e fome em massa e escassez de alimentos, em uma crise que pode durar anos”, disse o secretário.