ONU discute saúde para todos no Dia Mundial da Saúde 2023
Data é celebrada nesta sexta-feira (7)

Foto: Unicef/Omid Fazel
O Dia Mundial da Saúde 2023, comemorado nesta sexta-feira (7), tem como tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) “Saúde para Todos”.
A data serve de oportunidade para motivar ações frente aos desafios atuais, como o fato de que 30% da população mundial não tem acesso a esse direito humano. A celebração também marca os 75 anos de criação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A agência da ONU reforça que todos devem ter acesso aos serviços de saúde, sem que isso represente uma alta carga financeira.
Os dados indicam que 2 bilhões de pessoas são lançadas na pobreza devido aos gastos com saúde.
Para tornar a saúde para todos uma realidade, a OMS e a ONU defendem que indivíduos e comunidades tenham acesso a serviços de alta qualidade, profissionais qualificados e cuidados centrados nas pessoas.
A agência também pede políticas para investir na cobertura universal de saúde.
Segundo a entidade, a sobreposição de crises sanitárias, humanitárias e climáticas, junto com restrições econômicas e guerra tornaram mais urgente a busca por saúde para todos.
Sistemas de saúde fortes são necessários para oferecer cobertura universal e preparação para emergências.
Aos governos, a OMS recomenda aumento do financiamento público dos sistemas de saúde e taxação de produtos como tabaco, álcool e combustíveis fósseis para gerar receitas.
As projeções da agência apontam que, entre 2023 e 2030, haverá uma lacuna de 10 milhões de trabalhadores de saúde. Os governos são encorajados a investir em educação e geração de empregos no setor.