ONU diz que economia da Ucrânia deverá contrair entre 30% e 50% em 2022
ONU destaca que a guerra na Ucrânia derrubou a frágil recuperação da pandemia

Foto: Agência Brasil
A economia ucraniana deverá ter uma contração entre 30% e 50% em 2022, em meio à destruição maciça de infraestrutura, fuga populacional e interrupção das atividades. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (18), através da Organização das Nações Unidas (ONU). Já a Rússia deve contrair em cerca de 10% neste ano, atingida por sanções comerciais e financeiras.
Em relatório sobre as perspectivas para a economia global, a ONU destaca que a guerra na Ucrânia derrubou a frágil recuperação da pandemia, desencadeando uma crise humanitária devastadora na Europa, elevando os preços dos alimentos e commodities e exacerbando as pressões inflacionárias em todo o mundo.
“A guerra na Ucrânia derrubou uma frágil recuperação econômica da pandemia. As perspectivas de crescimento econômico global mudaram drasticamente desde nossa última previsão em janeiro, quando esperávamos um crescimento de 4% em 2002. Agora estamos revisando essa previsão de crescimento global para apenas 3,1%”, afirmou Shantanu Mukherjee, diretor do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (DESA).
“Essa deterioração nas perspectivas de crescimento é ampla, inclusive para as maiores economias do mundo, Estados Unidos, União Europeia, China e muitos países em desenvolvimento”, acrescentou.