ONU promove conferência global sobre Acesso Universal à Informação
Objetivo é promover cada vez mais sociedades inclusivas e governos digitais

Foto: Unsplash/Jeswin Thomas
A Organzação das Nações Unidas celebra, nesta quarta-feira (28), o Dia Internacional para o Acesso Universal à Informação, com uma conferência global em Tashkent, capital do Uzbequistão, na Ásia Central. O objetivo é promover cada vez mais sociedades inclusivas e governos digitais.
Segundo a ONU, a inteligência artificial e os chamados governos eletrônicos ou digitais têm um papel importante para melhorar o acesso das pessoas à informação num mundo digital.
Além disso, a inteligência artificial ajuda a diminuir o fosso digital entre pobres e ricos ao fornecer aos cidadãos o acesso sob medida. Com isso, o setor público e de informação também pode providenciar serviços mais rapidamente e de forma mais eficiente, do que no passado.
Uma outra vantagem de governos digitalizados é a transparência e a acessibilidade. De qualquer forma, esses passos também suscitam questões sobre os direitos fundamentais e o uso ético da inteligência artificial por entidades públicas.
O Dia Internacional para o Acesso Universal à Informação foi criado pela Unesco e declaro pela Assembleia Geral em 2019.