OPAS e OMS recomendam tributação de bebidas açucaradas

Medida é considerada de alto custo-benefício para a saúde

[OPAS e OMS recomendam tributação de bebidas açucaradas ]

FOTO: Reprodução

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam a tributação de bebidas açucaradas como uma das medidas de maior custo-benefício para a saúde, capaz de reverter o crescimento da obesidade e das doenças relacionadas a esta condição. Nas Américas, 64% dos homens e 61% das mulheres estão com sobrepeso ou obesidade. As taxas são as mais altas do mundo.

Um estudo divulgado pela OPAS em maio deste ano revelou que os impostos podem reduzir significativamente o consumo de bebidas açucaradas. Um aumento de 25% no preço desses produtos resultante de impostos mais altos provavelmente levaria a uma redução de 34% em seu consumo. 

Os impostos sobre bebidas açucaradas estão cada vez mais sendo adotados por governos em todo o mundo e foram implementados em mais de 73 países. Nas Américas, 21 Estados-membros da OPAS aplicam impostos especiais de consumo em nível nacional a bebidas açucaradas, enquanto sete jurisdições nos Estados Unidos aplicam impostos locais a esses produtos.

Uma das medidas da OPAS e da OMS para estimular a adoção dessa prática exitosa é o apoio à campanha "Tributo Saudável. Bom para a economia. Melhor ainda para a saúde", promovida pela ACT e Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. No caso do Brasil, além de reduzir os gastos com tratamento de obesidade e doenças relacionadas, que podem chegar a 34 bilhões de dólares por ano, esses impostos de saúde têm potencial para salvar vidas, gerando receitas estáveis e previsíveis no curto a médio prazo e permitindo ampliar o investimento em ações de promoção da saúde e fortalecimento do SUS.

A adoção desta medida também contribuirá para que o Brasil alcance a meta de reduzir o consumo regular de refrigerantes e sucos artificiais em pelo menos 30% na população adulta, conforme os compromissos assumidos no âmbito da Década de Ação pela Nutrição (2016-2025).


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Dia das mães: como harmonizar vinhos para almoço, brunch ou jantar de celebração?   ]

Sommelière da Wine reúne sugestões de eventos para comemorar a ocasião e dá dicas de harmonização

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!