Operação Alimento Seguro notifica 12 estabelecimentos comerciais

Cerca de 142 kg de alimentos foram destruídos por estarem impróprios para consumo em Salvador

[ Operação Alimento Seguro notifica 12 estabelecimentos comerciais]

FOTO: Ascom Codecon

Após denúncias de consumidores, doze estabelecimentos que comercializam alimentos na capital baiana foram autuados por fiscais da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) nos cinco dias iniciais da Operação Alimento Seguro. 

Neste período, 14 estabelecimentos dentre eles, supermercados, padarias, restaurantes e delicatessens foram vistoriados. A operação destruiu 142 kg de alimentos, 948 ovos e seis litros de suco por estarem impróprios para consumo.

Oito autos de infração foram emitidos devido aos produtos estarem vencidos, sem data de validade ou deteriorados, outros quatro foram lavrados por produtos vencidos, dois por produtos descongelados de maneira inadequada e um por validade vencida e higiene inadequada.

Além disso, houve 13 notificações, três por validade vencida, cinco por falta de informação de validade, uma por ausência de Código de Defesa do Consumidor visível para consumidores, duas por lixeira inadequada, uma por falta de higiene e outra falta de informação clara em rótulo de alimentos.

Segundo a diretoria da Codecon, a operação continuará por um longo período em Salvador e a multa para as irregularidades identificadas varia de R$ 650 a R$ 9,5 milhões.

"Nosso dever é fiscalizar para proteger o consumidor especialmente porque há espaços de produção de alimentos que não são visíveis aos olhos deles", ressaltou a diretora do órgão, Roberta Caires. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!