Operação Bebidas Etílicas: polícia identifica bebidas irregulares em locais de Pituaçu e São Marcos
Ações integradas de fiscalização alcançam o terceiro dia

Foto: Divulgação/Policia Civil
O governo do Estado deu continuidade as investigações da operação Bebidas Etílicas nesta quarta-feira (8). Durante fiscalização, equipes identificaram 377 bebidas irregulares e foram apreendidos 37 litros de bebidas alcoólicas de gengibre sem registro.
Em meio aos casos de intoxicação por metanol no Brasil, a operação tem o objetivo de coibir a comercialização de bebidas alcoólicas que estejam violando as normas sanitárias e de fiscalização. Iniciada na última segunda-feira (6), a ação é resultado do trabalho conjunto do Governo do Estado, por meio da Polícia Civil da Bahia, através da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon); do Procon-BA; do Departamento de Polícia Técnica (DPT); da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC); e do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
Neste terceiro dia de investigações, a fiscalização vistoriou depósitos e pontos de venda de bebidas alcoólicas no bairros de Pituaçu e São Marcos. No primeiro não foram encontradas irregularidades.
Já no segundo, foram identificadas 377 bebidas irregulares, das quais seis amostras foram recolhidas pelo DPT para perícia. O MAPA também apreendeu 37 litros de bebidas alcoólicas de gengibre sem registro. O local foi autuado pelo Procon-BA, e a Decon instaurou inquérito policial para apurar as inadequações.
Em outro ponto fiscalizado, também em São Marcos, foram apreendidas quatro bebidas irregulares, todas encaminhadas para perícia no DPT. A unidade foi autuada pelo Procon-BA e será alvo de inquérito policial instaurado pela Decon.
A Operação Bebidas Etílicas segue em andamento na capital baiana. Até o momento a Bahia não registrou casos de intoxicação por metanol e descartou duas possíveis suspeitas.