Operação contra 'gatonet' derruba milhares de sites e app piratas
Operações no Brasil e Argentina tiraram 558 serviços do ar desde a última quinta-feira (27)

Foto: Divulgação/Ministério da Justiça
Ações ocorreram no Brasil e na Argentina e tiraram do ar 558 serviços nesta última quinta-feira (27). As operações são desdobramentos de investigações que já derrubaram diversas plataformas ilegais nos últimos meses.
No Brasil, uma força-tarefa conseguiu bloquear 535 sites e 1 aplicativo de streming, no âmbito da operação 404. Ela é chefiada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Já na Argentina foram derrubados 22 aplicativos, no domingo (30). No início de novembro 14 aplicativos, incluindo o My Family Cinema e TV Express foram tirados do ar.
As plataformas e aplicativos tinham mais de 6,2 milhões de assinantes ativos, desses 4,6 milhões no Brasil. As informações foram divulgadas pela Alianza, associação de empresas contra pirataria audiovisual na América Latina. O
acesso à esse serviços ocorre por meio de TV boxes, também conhecidos como
aparelhos de IPTV e caixinhas de TV.
Esses aparelhos podem ser usados no Brasil, porém precisam ser aprovados pela Anatel. A lista de aparelhos autorizados pela agência pode ser encontrada no site da agência, aplicando o filtro "Tipo de produto" e selecionando "Smart TV Box".


