Operação Crédito Podre: PF prende empresários que movimentaram R$ 100 milhões com fraude
Cerca de 100 policiais e 20 auditores federais cumprem mandados de prisão preventiva, bem como busca e apreensão

Foto: Reprodução
A Polícia Federal (PF), a Receita Federal e o Ministério Público Federal (MPF) deflagraram a operação Crédito Podre, na manhã desta quinta-feira (15), com objetivo de desarticular um esquema que vendia créditos fraudulentos e inexistentes para compensação de dívidas tributárias de empresas.
De acordo com as investigações, o grupo era formado por empresários da área de consultoria tributária e empresarial. Eles mediavam a venda de créditos fictícios, oriundos de processos judiciais de titularidade de terceiros, para quitação de débitos tributários administrados pela Receita Federal.
Para a realização da fraude, a associação criminosa exigia das vítimas de 40% a 60% do valor dos débitos a serem compensados.
Na operação, atuam cerca de 100 policiais e 20 auditores federais, que cumprem cinco mandados de prisão preventiva, assim como 14 de busca e apreensão, em casas e empresas nos municípios do Rio de Janeiro, de Niterói e Maricá.
Além dos mandados judiciais, a 3ª Vara Federal Criminal no Rio estabeleceu ordens de bloqueio e sequestro de bens que ultrapassam R$ 100 milhões, por conta dos prejuízos causados à União e a terceiros.