• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Operação encontra mais de 120 irregularidades em postos de combustível da Bahia

Operação encontra mais de 120 irregularidades em postos de combustível da Bahia

Foram mais de 60 autos de infração aplicados

Por Da Redação
Ás

Operação encontra mais de 120 irregularidades em postos de combustível da Bahia

Foto: Sefaz | Secom

A sexta etapa da 'Operação Posto Legal' localizou 127 irregularidades em 31 postos de combustível nos municípios de Vitória da Conquista, Planalto, Poções, Encruzilhada e Cândido Sales, no sudoeste do estado.

Dentre as irregularidades estão 60 autos de infração, sendo 35 relacionados a fraudes nos bicos de combustível, e 67 notificações em função de irregularidades prejudiciais ao consumidor. 

Realizada entre terça (10) e quinta (12), ao todo, a operação já autuou 146 postos em todo o estado. Além do Ibametro, os órgãos responsáveis pelas notificações foram a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) e a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), 

O Ibametro verificou 174 bicos de combustível durante a sexta etapa, aprovando 90 e reprovando 84. Os principais problemas encontrados foram vazamentos internos graves, erros de medição em prejuízo do consumidor e bombas medidoras em mau estado de conservação. Além dos 35 bicos de combustível interditados, houve 49 notificações, quando o Ibametro dá um prazo para o posto resolver a irregularidade.

Já a ANP registrou cinco autos de infração. Três por ausência de instrumento de análise, um por ausência de planta simplificada e outro por equipamento em condição ruim de utilização. Além disso, foram aplicadas quatro medidas reparadoras de conduta. Já o Procon encontrou irregularidades relacionadas a direitos do consumidor em 14 dos estabelecimentos visitados, que incluíram produtos vencidos ou sem preço e ausência do Código de Defesa do Consumidor em local visível e de fácil acesso.

A Secretaria da Fazenda, por sua vez, multou 19 estabelecimentos pelo não recolhimento total ou parcial da taxa do Fundo de Aperfeiçoamento do Serviço Policial (Feaspol) e registrou um auto de infração pela utilização de máquina de cartão de crédito e débito vinculada a um endereço diferente da localização do estabelecimento fiscalizado, o que gerou uma multa de R$ 13,5 mil. 

A Sefaz-BA também realizou levantamento de estoque dos combustíveis em todos os postos visitados e verificou a emissão da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário