Operação Procon Black Friday notifica 75 estabelecimentos em Salvador
As infrações mais comuns são a publicidade omissa ou enganosa

Foto: Reprodução / Michele Brito/Ascom
O balanço da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) divulgado nesta segunda-feira (30), notificou este ano, nas operações de fiscalizações da Black Friday, 75 lojas físicas e 87 sites virtuais.
De acordo com o boletim, das lojas, 27 apresentaram irregularidades, como produtos sem preço ou sem preço visível, produtos vencidos, produtos de amostra vencidos/sem validade. Das lojas virtuais, 29 apresentaram irregularidades.
Segundo o diretor de fiscalização do órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), Iratan Vilas Boas, as infrações mais comuns são a publicidade omissa ou enganosa; a exposição de produtos sem preço em vitrine interna, externa e dentro da loja; a falta do Código de Defesa do Consumidor (CDC) em local visível e acessível; entre outras.
O diretor de fiscalização, disse ainda que além da ausência de preços e do CDC, alguns comerciantes praticam fraudes. O órgão reforça a importância do consumidor participar da fiscalização do Procon, fazendo denúncia pelo aplicativo (Procon BA Mobile), gratuitamente.
O consumidor também pode usar o e-mail denuncia.procon@sjdhds.ba.gov.br para fazer a denúncia.