Opinião: Pontos corridos serão mantidos após paralisação, uma pena

'Modelo europeu' para Brasileirão deveria ser repensado

[Opinião: Pontos corridos serão mantidos após paralisação, uma pena]

FOTO: Reprodução

O mundo como um todo segue abalado pela crise causada pelo novo coronavírus, e um dos públicos afetados pela temida pandemia é o dos amantes do futebol. Com estádios fechados, equipes sem treinar e raramente com notícias sobre os times de coração, uma dúvida paira sobre a cabeça dos torcedores: Como vai funcionar o calendário do futebol brasileiro quando a Covid-19 cessar?

É difícil identificar uma data exata para o retorno das atividades futebolísticas, mas já é possível fazer algumas simulações de como o calendário do futebol brasileiro pode prosseguir. 

Primeiramente, já ficou decidido entre os clubes através de uma teleconferência, que os pontos corridos do Brasileirão terão continuação. A justificativa foi as questões técnicas e, principalmente, financeiras. Já que a permanência das 38 rodadas não alterará o contrato de televisão, principal fonte de renda para diversas equipes que disputam a competição nacional, além da situação também impedir uma reformulação no contrato com os patrocinadores.

Para os amantes do mata-mata como eu, uma pena os pontos corridos terem se sobressaído. Apesar de entender toda a questão financeira que as equipes necessitam, algumas mais do que outras, prefiro mais a emoção de poder ver uma equipe de menor investimento e torcida ter a oportunidade de chegar às finais da competição, a exemplo do que fez o São Caetano chegando duas vezes consecutivas na final do Brasileirão (2000 e 2001).

Eu, particularmente acho chato ter ano a ano que ligar a televisão e ver os mesmos times do eixo Rio-São Paulo-Minas levantando a taça, ao invés de presenciar um Goiás, Fortaleza ou Bahia na busca pelo caneco. No atual formato, alguém acredita que isso é possível tamanha a disparidade de investimento de um time para outro? As ligas alemãs, francesas e portuguesas são um exemplo claro de que o mais fraco sempre será desfavorecido e irá ser um mero coadjuvante na competição.

Já que falamos de Europa, até que cairia bem o 'modelo europeu' para as competições nacionais. Ou seja, as equipes jogariam os torneios uma parte esse ano e outra no ano que vem, mantendo o formato de pontos corridos. Modelo bastante exaltado por quem já disputou La Liga, Premier League, Bundesliga e tantos outros campeonatos internacionais.

Seria uma maneira até de preservar a forma física dos atletas e deixá-los mais preparados para inúmeras taças que serão disputadas ao longo do ano, tendo em vista que, há sempre uma competição atrás da outra, e em certos momentos, o desgaste influência o desempenho de alguns atletas. Apesar do técnico do Flamengo, Jorge Jesus ter razão quanto a achar equivocada a ideia de poupar atletas entre as competições. Principalmente se um time joga na quarta e depois só no domingo. É um período muito longo para recuperação e descanso, exagerado até dizer que o jogador não pode jogar, a menos que seja como método de prevenção para uma lesão ou ele tenha idade avançada e já não suporta a carga de um jovem promissor de 17 pra 18 anos.

A chamada 'europetização' do futebol brasileiro também cerca questões que não são possíveis de prever. Ninguém garante que na virada do ano as equipes seriam desmanchadas e os melhores jogadores contratados por times com mais dinheiro e estrutura. Os já tediosos estaduais finalmente seriam extintos para uma verdadeira reformulação no calendário do futebol brasileiro? Ainda é precoce afirmar, mesmo com a CBF ainda cogitando a manutenção. Os torcedores também terão que ser pacientes no retorno dos jogos das equipes.

Diante do grande período sem contato com a bola no campo e ritmo de jogo, a tendência é que vejamos partidas com nível técnico muito aquém que estamos acostumados. E daí? aposto que o torcedor de futebol quer é ver os 11 do time dele jogando, correndo e demonstrando raça para conquistar os três pontos, jogar bem ou mal deve estar na última colocação da tabela de classificação de prioridades no momento.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!