Órgão federal avisou governo de SP sobre temporais no litoral norte antes da chuva
Alerta sobre quantidade de chuva foi informado na manhã de sexta-feira (17)

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, avisou diretamente ao governo do Estado de São Paulo sobre o risco de fortes temporais no litoral norte paulista na manhã de sexta-feira (17), em reunião com a Defesa Civil estadual.
Na noite do dia anterior, em encontro com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), a situação também já havia sido explicitada, segundo o presidente do Cemaden, Osvaldo Moraes. "Fizemos o alerta, com a quantidade de chuva subestimada -200 milímetros a 250 milímetros-, mas que já seria o suficiente para causar muitos estragos", disse o presidente do Cemaden ao Estadão.
No entanto, o volume de água que atingiu a cidade foi de mais de 600 milímetros, quase o triplo do que seria normal ao longo dos 28 dias do mês. De acordo com Moraes, o alerta também foi publicado na tarde de sexta-feira pelo Cemaden.
Até o momento, o número de mortos na tragédia do litoral norte é de 48, sendo 47 vítimas no município de São Sebastião e uma em Ubatuba. Outrs 38 pessoas seguem desaparecidas. Além disso, são 1.730 desalojados e 1.799 desabrigados.