Orientação de testagem em massa da Covid-19 está pronta, afirma Pazuello
Programa será apresentado na quarta-feira (24)

Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados
O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, disse nesta terça-feira (23), que a orientação de um programa com o objetivo de testagem em massa para o novo coronavírus está pronta, pactuada e será apresentada nesta quarta-feira (24) durante coletiva do Ministério da Saúde.
“Nós fizemos uma orientação para testagem em massa e diagnóstico e ela já está pactuada e aprovada”, pontuou o ministro. Ainda segundo ele, a revisão na estratégia de diagnóstico irá "mitigar o problema de se fazer um efetivo controle" de transmissão da doença.
"Ali é o gargalo. A gente conseguiu máquinas que fazem essa extração automática, o que muda completamente a quantidade de testes que os Lacens podem fazer", previu.
O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia, introduziu aos parlamentares como se dará a nova dinâmica. O objetivo, segundo ele, é testar 12% da população com testes moleculares de RT-PCR (os chamados testes ouro que conseguem detectar a presença do vírus em um momento inicial da doença) e mais 12% com os exames sorológicos (os que conseguem detectar anticorpos em pessoas que já combateram o vírus).
O ministro interino destacou ainda que a consolidação do programa demorou porque era preciso tirar todas as dúvidas sobre critério da distribuição de teste e sobre outros pontos. O objetivo é obter mais transparência dos números de contaminados.