Oscar 2026: ‘Agente Secreto’ é indicado nas categorias Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, Wagner Moura concorre como Melhor Ator
Longa brasileiro também foi indicado na categoria Melhor Direção de Elenco, que estreará na premiação deste ano.

Foto: Divulgação
Wagner Moura e o filme "O agente secreto" foram indicados ao Oscar nas categorias Melhor Ator, Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Direção de Elenco, nesta quinta-feira (22). A cerimônia será realizada no dia 15 de março, a partir das 19h.
Esta é a segunda vez que o Brasil compete na categoria principal, que é a de Melhor Filme, tendo estreado no último ano com "Ainda estou aqui", que levou a estatueta de Melhor Filme Internacional. A principal premiação do Oscar já consagrou longas como "A Lista de Schindler" (1993); "Onde os fracos não têm vez" (2008); "12 anos de escravidão" (2014); "Moonlight: sob a luz do luar" (2017); e "Parasita" (2020) e consagrou "Oppenheimer" na edição de 2024.
Dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho, "O agente secreto" foi o maior lançamento nacional de 2025, e levou mais de 1 milhão de espectadores aos cinemas no país. Só após a vitória do longa no Globo de Ouro, na categoria de melhor filme em língua estrangeira, o público saltar 261% nos cinemas brasileiros no final de semana de 10 e 11 de janeiro, em comparação ao anterior. Neste período, a obra foi vista por quase 159 mil pessoas. e arrecadou R$ 3,69 milhões entre os dias 8 e 11 deste mês, segundo dados Comscore.
'O AGENTE SECRETO'

"O Agente Secreto" é um thriller que se passa na capital pernambucana, na década de 1970, e retrata a fuga do professor Marcelo, interpretado por Wagner Moura, durante as ameaças da ditadura militar, em São Paulo. Em meio a essa atmosfera, Marcelo tenta reencontrar o filho para se exiliar em outro país. O longa conquista pelo clima de paranoia e vigilância, permeado pelas lendas locais, a cultura popular e a paisagem urbana.


