• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Ouriço-preto ameaçado de extinção e outros 41 animais silvestres são reintegrados à natureza

Ouriço-preto ameaçado de extinção e outros 41 animais silvestres são reintegrados à natureza

Reabilitados pelo Cetas, os animais foram soltos nesta terça-feira (27), no Projeto Cachoeira

Por Da Redação
Às

Ouriço-preto ameaçado de extinção e outros 41 animais silvestres são reintegrados à natureza

Foto: Reprodução

Quarenta e dois animais silvestres reabilitados pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Salvador foram devolvidos à natureza nesta terça-feira (27), no projeto Fazenda Cachoeira I, reserva ambiental da Bracell localizada no município de Entre Rios, no Litoral Norte da Bahia. Entre os animais está um ouriço-preto, espécie vulnerável à extinção, segundo a Lista da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, além de quatro tamanduás-mirins, 11 sariguês-de-orelha-preta, três iguanas e um teiú.

Também foram reintegrados à natureza seis jiboias, quatro corais-verdadeiras, três jararacas, uma cobra-d’água, uma caninana, um cágado-do-nordeste, quatro urubus-de-cabeça-preta, dois carijós e um carcará. A ação foi realizada pelas equipes do Cetas e da Bracell.

Segundo o biólogo Igor Macedo, especialista em Meio Ambiente da Bracell, o Projeto Cachoeira foi escolhido para receber as espécies por reunir características ambientais e de conservação que favorecem a manutenção da biodiversidade.

“Essa é uma área protegida que integra o trabalho permanente de conservação e monitoramento realizado pela Bracell. Além de oferecer condições adequadas para a adaptação e sobrevivência das espécies, ela contribui para a recuperação e o fortalecimento dos ecossistemas locais, permitindo que cada animal desempenhe seu papel dinâmico da natureza”, afirma.

Igor ressalta que a soltura integra a estratégia de longo prazo da companhia para a conservação da biodiversidade, alinhada aos compromissos do Bracell 2030. “Investimos na proteção de espécies endêmicas e ameaçadas, na conservação de habitats naturais e em iniciativas que apoiam a reintrodução da fauna silvestre.

Atualmente, a Bracell mantém quatro Áreas de Soltura de Animais Silvestres (Asas), situadas em regiões de Mata Atlântica e Caatinga que apresentam características ecológicas favoráveis às espécies. Uma delas é a RPPN Lontra, que completou 30 anos em 2026 e é reconhecida pela Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

A companhia também possui áreas de soltura na Fazenda Raiz, em Água Fria, e no projeto Sergipe, em Jandaíra. “Essas iniciativas reforçam nosso compromisso com a preservação ambiental e a conservação da fauna para as futuras gerações”, destaca.

Ao longo de seis anos, as reservas receberam, juntas, mais de 2 mil animais silvestres reabilitados pelo Cetas Salvador.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário