• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Overclean: prefeito baiano investigado em operação volta ao cargo e comemora com axé e fogos de artifício

Overclean: prefeito baiano investigado em operação volta ao cargo e comemora com axé e fogos de artifício

João Vitor (PSD) permanece como alvo das investigações da Operação Overclean

Por Da Redação
Às

Overclean: prefeito baiano investigado em operação volta ao cargo e comemora com axé e fogos de artifício

Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Riacho de Santana | Redes Sociais

O prefeito do município de Riacho de Santana, localizado no sudoeste baiano, João Vitor (PSD), promoveu uma carreata pelas ruas da cidade no dia 2 de fevereiro deste ano, com música de axé e fogos de artifício, em celebração à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou o retorno dele ao cargo de gestor municipal.

João Vitor permaneceu afastado do cargo por 110 dias, devido às investigações da Operação Overclean, que apura um esquema de desvio de emendas parlamentares, fraudes em licitações, corrupção e lavagem de dinheiro.

Já a decisão que permitiu o retorno dele ao cargo foi assinada pelo ministro Kassio Nunes Marques. Embora João Vitor tenha retornado às atividades na gestão municipal, ele permanece como alvo da operação, e inclusive, a Polícia Federal analisa conversas do prefeito com outros investigados.

Conforme divulgado pelo portal Metrópoles, em conversa com o empresário Evandro Baldino do Nascimento, apontado como operador logístico do esquema, o prefeito teria negociado pagamentos e articulações envolvendo municípios beneficiados por emendas parlamentares.

Nas conversas, Evandro questiona de que forma enviaria a "encomenda" ao prefeito de Riacho de Santana, que por sua vez, encaminha os dados bancários para depósito. Em seguida, Evandro encaminha fotos de comprovantes de pagamento. Confira:

As investigações indicam que o esquema consistia em um pagamento sistemático, no qual prefeitos recebiam recursos de emendas direcionadas, em troca da contratação de empresas previamente escolhidas para executar obras públicas.

Evandro Baldino do Nascimento é ex-presidente da Câmara de Vereadores de Várzea do Poço (BA) e um dos sócios da Construtora Impacto, empresa que já foi alvo de mandados de busca e apreensão na Overclean. Ele, inclusive, já chegou a ser preso na primeira fase da operação, no final de 2024, mas foi posteriormente colocado em liberdade com uso de tornozeleira eletrônica.


LEIA TAMBÉM:
 

Overclean: Prefeitura de Correntina é investigada por contrato milionário com posto de combustível de deputado alvo de operação

Overclean: Deputado do União é abordado pela PF no aeroporto e tem celular apreendido, diz colunista

Operador ligado a deputado Dal Barreto passa a usar tornozeleira eletrônica; decisão ocorre seis dias depois da sexta fase da Operação Overclean

Casa de luxo e posto de combustíveis de Dal Barreto são revistados em sexta fase da Operação Overclean

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário