Pacientes adultos enfrentam dificuldades para diagnóstico e tratamento de TDAH, aponta estudo
Muitas pessoas recebem diagnósticos incorretos, enquanto outras não recebem nenhuma diagnose

Foto: Getty Images
Adultos com mais de 50 anos que tenham transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, popularmente conhecido como TDAH, encontram dificuldades para receber o diagnóstico adequado e, consequentemente, o tratamento ideal para o problema. O cenário foi exposto por um estudo publicado na revista especializada Expert Review of Neurotherapeutics.
O principal motivo, segundo os estudiosos, se dá pelo fato da condição ter uma prevalência maior em crianças e adolescentes, chegando a atingir quase o dobro da quantidade de adultos (cerca de 5%, contra 2,5% em adultos). Desta forma, muitos pacientes mais velhos que procuram atendimento com sintomas típicos de TDAH acabam recebendo diagnósticos para outras condições mentais, como estresse, ansiedade e depressão, isso quando recebem um diagnóstico.
Há ainda poucas informações sobre os efeitos combinados dos medicamentos para TDAH e outros remédios usados em doenças crônicas em adultos mais velhos.
O estudo foi realizado por Maja Dobrosavljevic e Henrik Larsson, da Universidade Orebro, na Suécia, e Samuele Cortese, da Universidade de Southampton, no Reino Unido.