• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Padroeiro de Salvador, São Francisco Xavier recebe homenagens com procissão e Missa

Padroeiro de Salvador, São Francisco Xavier recebe homenagens com procissão e Missa

O busto do santo será carregado por fiéis e autoridades políticas até a Catedral Basílica

Por Da Redação
Ás

Padroeiro de Salvador, São Francisco Xavier recebe homenagens com procissão e Missa

Foto: Divulgação/Arquidiocese de Salvador

Padroeiro de Salvador, São Francisco Xavier recebe, nesta terça-feira (10), homenagem com Missa presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha,  às 18h, na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador. Antes, às 17h30, os devotos sairão em procissão com o busto do santo, carregado por autoridades políticas, saindo da Igreja Nossa Senhora da Ajuda até a Catedral.

São Francisco Xavier

No calendário litúrgico católico, a festa de São Francisco Xavier é celebrada no dia 3 de dezembro. No entanto, ainda nos tempos coloniais e do Brasil império, a capital baiana foi assolada, duas vezes, pela peste: uma em 1686 pela febre amarela e a outra, pela cólera morbus, em 1855. Como São Francisco Xavier morrera de peste, os jesuítas, sem dúvida foram eles, sugeriram à população implorar a intercessão do santo. O atendimento foi imediato. A peste cessou logo. Houve então um movimento popular que atingiu as autoridades locais (no tempo o chamado Senado da Câmara) e foi dirigido ao papa de então, um pedido para que fosse declarado São Francisco Xavier padroeiro de nossa cidade. Em bula solene, datada de 10 de maio, foi São Francisco Xavier proclamando padroeiro, quer dizer, protetor especial da capital da Bahia.

Nessa época, o povo e as autoridades, em grande regojizo, com grandes manifestações públicas, se comprometeram a celebrar, cada ano, no dia 10 de maio, esse valioso patrocínio do Santo Jesuíta, e realizar, à custa do erário da municipalidade, e sob sua égide, uma procissão e mais solenidades religiosas condizentes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário