Países da Europa e América planejam calendário de vacinação contra a Covid-19

Previsão é de que imunizante comece a ser distribuído em janeiro de 2021

Por Da Redação
Ás

Países da Europa e América planejam calendário de vacinação contra a Covid-19

Foto: Reuters via BBC

Países da Europa e América planejam calendário de vacinação contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a partir de janeiro de 2021. Nesta quarta-feira (25), após anúncios  sobre a alta eficácia de alguns imunizantes, a União Europeia anunciou que assinará um contrato com o laboratório Moderna para assegurar cerca de 160 milhões de doses. Além disso, países como França e Espanha também anunciaram seus cronogramas. 

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse na última terça-feira (24), em um discurso transmitido pela TV, que está bastante otimista sobre a possibilidade de obter as primeiras vacinas no fim de dezembro ou no começo de janeiro. O governo da Espanha, um dos países mais castigados pela pandemia, também anunciou que poderá começar a vacinação em janeiro e que funcionários de residências para idosos terão prioridade, assim como os trabalhadores de saúde.

“Muito provavelmente, e dependendo da autorização das autoridades sanitárias, começaremos a vacinação das populações mais vulneráveis, ou seja, dos idosos, já no final de dezembro, início de janeiro. Vamos organizar uma campanha de vacinação rápida e maciça”, disse o presidente francês. 

Nos Estados Unidos, autoridades planejam lançar 6,4 milhões de doses em todo o país em sua primeira distribuição assim que os reguladores liberarem a vacina para uso de emergência. Já no México e Argentina também anunciaram medidas para vacinação da população local. O Brasil deve anunciar o plano de vacinação na próxima semana. Na África do Sul, o governo garantiu a compra para 10% de sua população de 58 milhões de pessoas, de acordo com um oficial sênior de saúde. Nesta quarta (25), a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) disse estar "muito esperançosa" de poder dar um aval científico positivo sobre as vacinas que buscam aprovação regulatória antes do Natal. 

Na Espanha, um dos países mais afetados pela pandemia na Europa, o plano de vacinação quer imunizar uma parte muito significativa da população no primeiro semestre de 2021, segundo o primeiro-ministro Pedro Sánchez. As vacinas começarão a ser distribuídas em janeiro, a depender de sua autorização, e à medida que aumentam os estoques, grupos mais vulneráveis serão imunizados, como o pessoal da saúde.

“Na primeira etapa vamos focar nas pessoas mais vulneráveis, esse seria um grupo de cerca de 2,5 milhões de pessoas. Será uma vacina gratuita que será administrada através do sistema nacional de saúde e a sua aplicação será voluntária”, disse o ministro da Saúde, Salvador Illa, em entrevista a jornalistas. 

Brasil

No Brasil, a primeira versão do plano de imunização do Ministério da Saúde deverá ficar pronta após uma reunião na próxima segunda-feira (30), do grupo técnico encarregado de elaborar a estratégia. A estimativa é fazer a distribuição das vacinas de forma simultânea em todo o país, mas há a possibilidade de que áreas que estejam sofrendo um surto da doença possam ser priorizadas.

Várias vacinas contra a Covid-19 têm sido testadas em ensaios clínicos ou se encontram agora em desenvolvimento. A farmacêutica AstraZeneca e a Universidade de Oxford anunciaram na segunda-feira (23),  que a vacina tem eficácia média de 70% depois de testá-la em 23 mil pessoas. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário