Países do leste europeu esperam nova onda de refugiados ucranianos
Rússia mira novos atentados a usinas de energia no país

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Países do leste europeu estão se preparando para uma possível onda de refugiados ucranianos enquanto a Rússia mira novos atentados a usinas de energia. Atualmente, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, diz que cerca de 4 milhões de pessoas já estão sem energia no país. No total, 14 regiões e a capital Kiev estão sem iluminação.
A operadora de rede elétrica da Ucrânia Ukrenergo disse que interrupções de energia programadas afetariam todo o país nesta quarta-feira (9). As forças russas têm atacado a infraestrutura de energia da Ucrânia com mísseis e drones no período que antecede o inverno, quando as temperaturas médias geralmente caem para vários graus abaixo de zero.
Acredita-se que cerca de 6,9 milhões de pessoas foram deslocadas internamente na Ucrânia, e países do leste europeu, como Eslováquia e Hungria, se preparam para um influxo nos próximos meses. "Um aumento nos números está sendo sentido e é esperado", disse Roman Dohovic, coordenador de ajuda para a cidade de Kosice, no leste da Eslováquia.


