Pandemia: crescimento do PIB pode beneficiar donos de pequenos negócios

Empreendedores devem estar atentos na hora de buscar crédito

Por Da Redação
Ás

Pandemia: crescimento do PIB pode beneficiar donos de pequenos negócios

Foto: Agência Brasil

Os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam um aumento de 4,6% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. De acordo com os números, o Brasil recuperou o caminho do crescimento em 2021 e, após os impactos da pandemia, começou a mostrar evolução na retomada econômica. No ano passado, os dados mostram um total de R$ 8,7 trilhões de bens e serviços produzidos devido ao aumento do PIB.

Esse foi o melhor resultado do PIB desde 2010. Os principais destaques ficaram por conta dos segmentos de serviços, com uma alta de 4,7%, e da indústria, que registrou um crescimento de 4,5%. De acordo com o economista e analista de Capitalização e Serviços Financeiros do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Giovanni Beviláqua, o crescimento era esperado. 

“Nos últimos dois anos, com a pandemia, tivemos quedas significativas, o que temos agora é uma lenta recuperação. O avanço da vacinação, a flexibilização das medidas de isolamento, tudo isso contribui para que o país saia da estagnação”, afirma. Apesar dos avanços, o especialista alerta para o novo cenário que vem se desenhando. Ele afirma que a inflação e a guerra são fatores que  impactam diretamente na economia. 

Segundo Beviláqua, os donos de pequenos negócios precisam estar atentos na hora de buscar crédito. “A taxa de juros [SELIC] deve se manter em dois dígitos durante todo esse ano. Por isso, a recomendação é que só façam empréstimos se for estritamente necessário. Muitas vezes um simples arranjo na gestão financeira da empresa já ajuda bastante. É interessante buscar ajuda especializada para avaliar a real necessidade de empréstimos”, indicou o especialista.

O Boletim Focus, emitido periodicamente pelo Banco Central, aponta que o PIB de 2022 deve crescer de 0,30% a 0,42, confirmando as perspectivas positivas de progresso. “É uma recuperação lenta, gradual e perene. O empreendedor precisa ter visão e compreender que sempre é tempo de fazer bons negócios, desde que esteja preparado e orientado”, completa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário