Pandemia de Covid-19 pode agravar doenças psicossomáticas
Estresse é o grande vilão que desencadeia a doença

Foto: Reprodução
A ansiedade causada pela pandemia de Covid-19, doença do novo coronavírus, aumentou a incidência das chamadas doenças psicossomáticas. O alerta é feito por especialistas que destacam a importância de cuidar do corpo e também das emoções.
A constante pressão, seja por medo de adoecer, perder o emprego ou qualquer outra mudança indesejada, faz com que o corpo responda negativamente. De acordo com uma pesquisa feita em maio pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), cerca de 89% dos 400 psiquiatras participantes, destacaram o agravamento de quadros de saúde mental devido à pandemia.
Cerca de 67,8% dos psiquiatras afirmaram também que receberam pacientes novos, sem histórico de sintomas anteriores, e 69,3% relataram ter atendido pessoas que já haviam recebido alta médica, mas que tiveram recidiva de sintomas. Ao mesmo tempo, 44,6% dos profissionais de saúde perceberam queda no número de consultas, causada, principalmente, pela interrupção do tratamento de pacientes.
Entre os problemas no corpo causado por traumas não superados ou estresse são herpes, alergias, gastrite e cardiopatias que podem estar relacionadas aos pensamentos. O estresse é o grande vilão que desencadeia a doença, por isso aprender a lidar com momentos de tensão é importante para se manter longe desses problemas de saúde.


