Pandemia não impede avanço na construção de estádios para a Copa do Mundo no Qatar
Confira como anda a construção dos estádios que sediarão a maior competição de futebol do mundo

Foto: Divulgação/Fifa
O Qatar espera que a Copa do Mundo de 2022 seja o grande evento que celebre a superação de uma pandemia. Há menos de dois anos para o jogo de abertura, o comitê organizador fez um grande progresso na entrega de estádios durante o conturbado ano de 2020. Inaugurações e lançamentos aconteceram virtualmente, mas o trabalho continuou a todo vapor, apesar das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19. Confira como anda a situação atual de cada uma das sedes do próximo mundial.
Estádio Al Bayt - Al Khor (Capacidade: 60 mil)
Com teto retrátil, o local receberá nove partidas, incluindo uma das semifinais. A estrutura do estádio foi concluída e está pronta para receber jogos. Ele será inaugurado no Dia Nacional dos Esportes do Qatar, em fevereiro.
Estádio Ahmad Bin Ali - Al Rayyan (Capacidade: 40 mil)
Construído no lugar de um estádio demolido, foi inaugurado em dezembro do ano passado. O local vai sediar sete partidas do Mundial. Em 2021, o estádio também será usado Mundial de Clubes da Fifa, que acontece no próximo mês.
Estádio Al Janoub - Al Wakrah (Capacidade: 40 mil)
O futurístico estádio sediará sete partidas e conta com um inovador sistema de refrigeração e teto retrátil permitem que ele seja usado durante todo o ano. O estádio foi inaugurado em 16 de maio de 2019, antes da final da Copa Amir daquele ano. Em dezembro, Al Janoub sediou a final da Liga dos Campeões da Ásia.
Estádio Al Thumama - Doha (Capacidade: 40 mil)
É o primeiro estádio de Copa do Mundo projetado por um arquiteto do Qatar. Ele sediará oito jogos e até o momento foram concluídas as obras de cobertura e fachada, e a instalação da arquibancada do estádio. As obras mecânicas, elétricas e hidráulicas, além de acabamento, estão em andamento.
Estádio da Cidade da Educação - Doha (Capacidade: 40 mil)
Inaugurado virtualmente em junho de 2020, o estádio sediará oito jogos. Mais recentemente, o estádio sediou jogos da Liga dos Campeões da Ásia e será o palco da final do próximo Mundial de Clubes.
Estádio Internacional Khalifa - Doha (Capacidade: 40 mil)
Em maio de 2017, o Estádio Internacional Khalifa se tornou a primeira sede do Mundial a ser inaugurada, quando recebeu a final da Copa Amir diante de mais de 40.000 torcedores. Localizado na Zona Aspire, o local histórico já sediou muitos eventos esportivos e também receberá o Mundial de Clubes. O estádio será o palco da disputa pelo terceiro lugar.
Estádio Ras Abu Aboud - Doha (Capacidade: 40 mil)
O estádio será a primeira sede totalmente desmontável e reutilizável na história das Copas. Ele será construído usando 998 contêineres de transporte e outros materiais modulares, e sediará sete jogos da competição.
Estádio Lusail - Lusail (Capacidade: 80 mil)
O local da grande final se tornará a peça central de Lusail, uma metrópole recém-construída e de última geração. Além da decisão, o estádio também sediará outras dez partidas. As obras de concreto da estrutura de aço e a primeira fase do grande elevador de teto foram concluídas, com a preparação para a fase final em andamento.
As janelas envidraçadas do camarote e do salão de hospitalidade foram concluídas. Enquanto isso, estão em andamento a instalação da estrutura metálica e da fachada do estádio, bem como as obras de mecânica, engenharia, hidráulica e acabamento.