Pantanal registra maior número mensal de focos de incêndio

Incêndios no bioma ultrapassou recorde de agosto de 2005

Por Da Redação
Ás

Pantanal registra maior número mensal de focos de incêndio

Foto: Reprodução

O Pantanal bateu recorde ao registrar maior número mensal de alto focos de incêndio desde o início da série histórica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 1998: foram 6.048 pontos de queimadas desde 1º de setembro, número maior ao registrado em de agosto de 2005, quando houve 5.993 focos de incêndio no bioma.

Ao comparar com o ano passado, quando setembro teve 2.887 focos detectados em 30 dias, o mesmo mês de 2020 já apresenta uma alta de 109%. O número de focos neste mês está 211% acima da média histórica do Inpe para setembro, que é de 1.944 pontos de incêndio. 

A região do Pantanal enfrente um período de estiagem, o que agrava e contribui para que o problema dos incêndios se propaguem. Este é o maior período de seca em 47 anos, de acordo com o diretor-executivo da SOS Pantanal, Felipe Augusto Dias. 

Somando Amazônia e Pantanal, o Brasil perdeu 53.019 km² de mata nativa devido às queimadas até 31 de agosto. O número é equivalente a 34 cidades de São Paulo, ou quase a soma das áreas dos estados de Sergipe e Alagoas. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário